READING

Baixo Alentejo é eleito Cidade Europeia do Vinho 2...

Baixo Alentejo é eleito Cidade Europeia do Vinho 2026

O título de Cidade Europeia do Vinho 2026 foi atribuído ao Baixo Alentejo, destacando a sua excelência e tradição na produção vitivinícola. Este reconhecimento celebra a riqueza histórica da região no setor e resulta de uma candidatura conjunta de 13 concelhos: Aljustrel, Almodôvar, Alvito, Barrancos, Beja, Castro Verde, Cuba, Ferreira do Alentejo, Mértola, Moura, Ourique, Serpa e Vidigueira.

Com uma herança vitivinícola que remonta a mais de dois mil anos, o Baixo Alentejo é especialmente conhecido pelo tradicional vinho de talha, ainda produzido segundo métodos ancestrais introduzidos na época romana. Em 2026, a região será projetada como um dos principais destinos de enoturismo na Europa, aliando autenticidade, tradição e projeção internacional.

A programação do título de Cidade Europeia do Vinho será desenvolvida em torno de seis grandes eixos: Artes, Patrimônio, Saúde, Rua, Ciência e Desporto, com mais de 20 atividades previstas ao longo do ano – pelo menos três com impacto internacional. A iniciativa visa impulsionar o setor vitivinícola, valorizar a identidade cultural do Baixo Alentejo e atrair novos visitantes, reforçando a presença da região nos mercados externos.

Moura – credito Turismo do Alentejo

A conquista deste título é um reconhecimento ao compromisso do Alentejo com a preservação da sua herança vitivinícola e cultural. Esta distinção é também uma oportunidade de consolidar a região como referência internacional no enoturismo, promovendo não apenas os nossos vinhos, mas também o nosso território, tradições e o estilo de vida único. Estamos preparados para receber o mundo e mostrar o que temos de melhor”, afirma José Manuel Santos, presidente do Turismo do Alentejo.

Para saber mais, visite o site www.turismodoalentejo.com.br.


RELATED POST

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

INSTAGRAM
Acompanhe nossas viagens no Instagram!
Translate »