Hoje, dia 20, no Rio Centro, teve início a maior feira de turismo da América Latina: ABAV 2010. Com discursos calorosos e emocionados, autoridades ligadas ao segmento saudaram os presentes, mencionaram os principais desafios do segmento e exaltaram a importância de a feira acontecer no Rio de Janeiro, um destino turístico dos mais importantes do País. O presidente da Abav, por exemplo, Carlos Alberto Amorim (Kaká) durante a abertura do evento fez questão de enfatizar o assunto de maior preocupação do trade no momento: o corte das comissões dos agentes de viagens sobre a venda de passagens, imposta pela IATA com a implementação da Travel Agent Service Fee. Depois de uma década de discussões. Kaká explicou que embora não tenha havido surpresa, houve indignação, dada a maneira como o assunto foi tratado e conduzido até agora e que a ABAV levará o assunto para os órgãos competentes como o CADE.
Abertura oficial da ABAV 2010
Agentes de viagem recebem apoio
Por outro lado, o presidente da ABAV incentivou os agentes a pensarem em novas oportunidades e refletirem sobre o momento dentro de seus negócios, acrescentando que o futuro é agora: “ O futuro é agora, saiam na frente(…). Sejam os melhores naquilo que fazem e nada e ninguém será capaz tirar de você um cliente satisfeito(…)”. Durante todo o discurso Carlos Alberto Amorim incentivou que busquem informações na Abav (visitando as salas temáticas, os estandes, os congresssos…) e promovam o verdadeiro intercâmbio de informações. Deixou claro também que o papel do agente é de suma importância nessa relação com o consumidor e que não poderia haver tema mais apropriado como este escolhido para a edição da ABAV 2010: Agente e cliente:a melhor relação.
Ministro Luiz Barreto e Carlos Alberto Amorim (Kaká), presidente da ABAV
Autoridades estiveram presentes
Ainda na cerimônia de abertura o ministro do Turismo, Luiz Barreto ressaltou a importância da Abav, falou sobre o segmento e seu progresso e enfatizou a relevância do papel dos agentes de viagem nessa cadeia produtiva. O Ministro também explicou que no que se refere ao ministério do turismo e sua exímia contribuição para o trade, um balanço foi feito dos últimos sete anos (apontando desafios e metas a serem alcançadas) e que este documento feito especialmente (e detalhadamente) para o novo governo contribuirá para a continuidade dos trabalhos do segmento no Brasil. O ministro também manifestou apoio à Abav no que diz respeito à questão dos agentes de viagens, sempre lembrando que apesar de cunho privado, ele está à disposição. Outras autoridades estavam presentes como o Governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral;o prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes; o ministro do Turismo de Portugal, Bernardo Trindade; e a presidente do Fórum dos Secretários Estaduais de Turismo, Nilde Brun. Logo após a cerimônia todos seguiram para o corte oficial da fita que sela a abertura da feira.
Para saber mais: www.abav.com.br
NO COMMENT