O Museu Tesouro Real e a tradicional joalheria Leitão & Irmão celebram a grandiosidade da joalheria real, unindo a arte dos mestres joalheiros com as peças que adornaram a Monarquia, por meio da The Royal Collection – uma coleção inspirada pela visita ao museu.
Além disso, o Museu Tesouro Real passa a exibir em sua coleção permanente uma réplica do Título de Joalheiros da Coroa Portuguesa, um símbolo imortal da excelência da ourivesaria nacional.
É com grande orgulho que firmamos esta parceria com a Leitão & Irmão, uma joalheria com mais de dois séculos de história e um legado inestimável dedicado à Coroa Portuguesa, afirma Nuno Vale, diretor executivo do Museu Tesouro Real. A inclusão da réplica do Título de Joalheiros da Coroa Portuguesa em nossa coleção reforça a importância do legado da joalharia portuguesa, celebrando sua tradição e projetando seu futuro com o mesmo brilho de suas peças mais icônicas.
Jorge Leitão, da Leitão & Irmão, completa: “Um país que preserva sua memória, especialmente por meio da arte, também está moldando seu futuro.”
The Royal Collection
Criada pela Leitão & Irmão em parceria com o Museu Tesouro Real, a The Royal Collection é inspirada em algumas das peças mais emblemáticas do museu, como o Cofre da Cidadania, a Coroa Real Portuguesa e o imponente Diamante bruto de 35,80 ct. Esta coleção homenageia o legado dos mestres joalheiros que criaram obras-primas para a Monarquia, celebrando a arte e a história da ourivesaria real.
Royal Collectable
Os moldes originais do Cofre da Cidadania, criados pela Leitão & Irmão em 1907 e cuidadosamente preservados em suas oficinas, foram resgatados 117 anos depois. O resultado é uma peça revivalista e figurativa, com detalhes excepcionais: o Rinoceronte, que inspirou os modeladores dos Joalheiros da Coroa em 1907.
Royal Jewels
A Coroa Real Portuguesa é reinterpretada em peças elegantes e contemporâneas, perfeitas para o dia a dia: anéis, brincos, colares, pulseiras e botões de punho, disponíveis em duas versões: ouro e diamantes ou prata e diamantes.
Leitão & Irmão: A Tradição e Excelência dos Joalheiros da Coroa Portuguesa
A Leitão & Irmão se consolidou como um ícone da joalharia ao ser nomeada, em 1873, por D. Pedro II, Imperador do Brasil, Ourives da Casa Imperial Brasileira, e em 1887, por D. Luís I, Rei de Portugal, como Joalheiros da Coroa Portuguesa, recebendo o prestigiado Título de Joalheiros da Coroa Portuguesa.
A exposição temporária está disponível para visitação até 27 de abril de 2025.
Museu Tesouro Real
Royal Treasure Museum – Lisboa
www.tesouroreal.pt
NO COMMENT