A MSC Cruzeiros está navegando em direção a um futuro mais sustentável, com planos ambiciosos de reduzir as emissões de sua frota em até 15% até 2026. Esse passo importante será possível graças à introdução da OptiCruise, uma inovadora ferramenta de otimização de planejamento de itinerários, desenvolvida em parceria com a OPTIMeasy, uma empresa afiliada à Universidade de Gênova.
Mas o que faz da OptiCruise uma revolução para a indústria de cruzeiros? Ao invés de focar apenas nos destinos mais atraentes, essa tecnologia leva em conta uma série de fatores que influenciam a eficiência dos itinerários. A sequência das escalas nos portos, horários de partida e chegada, velocidade do navio, além dos custos operacionais como combustível e taxas portuárias, são cuidadosamente analisados pelos algoritmos da ferramenta. O resultado? Roteiros que continuam sendo irresistíveis para os hóspedes, mas com uma pegada ambiental significativamente menor.

MSC Bellissima
Esse planejamento meticuloso começa bem antes do embarque, com itinerários sendo definidos dois anos antes das viagens. Em 2026, quando a frota da MSC alcançar 24 navios, os benefícios da OptiCruise estarão plenamente visíveis.
Um exemplo prático desse avanço tecnológico foi o teste realizado com o MSC Bellissima, que navegou por 17 portos no Mar Mediterrâneo ao longo de 12 meses. A tecnologia se mostrou promissora, com Michele Francioni, Chief Energy Transition Officer da MSC, destacando que a economia de combustível e a redução das emissões podem chegar a 15% com o uso da OptiCruise.
Esse desenvolvimento faz parte da estratégia mais ampla da MSC Cruzeiros de alcançar zero emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050, focando em tecnologia de navios, eficiência operacional e combustíveis renováveis. A OptiCruise é um passo crucial nessa jornada, integrando digitalização e sustentabilidade para tornar as viagens de cruzeiro mais verdes.
Além de ser uma inovação para a MSC, a OptiCruise também é vista como um potencial divisor de águas para toda a indústria de cruzeiros. A ferramenta foi desenvolvida no âmbito do Projeto CHEK, financiado pela União Europeia, que busca soluções de transporte marítimo de baixo carbono. Com a liderança da Universidade de Vaasa, na Finlândia, e a colaboração de diversos parceiros, a MSC Cruzeiros está contribuindo para um futuro em que explorar o mundo pelo mar será cada vez mais ecológico.
COMMENTS ARE OFF THIS POST